Rev. Silvanio Silas Ribeiro Cabrial

Casado com Rosângela, tem dois filhos: Danieli e Tiago. Foi secretário de Missões para toda a Igreja Presbiteriana Independente do Brasil.

O Rev. Silvanio Silas R. Cabrial, nasceu no dia 09/07/1947 na cidade do Rio de Janeiro. É casado com Rosangela Lopes Cabrial e tem dois filhos: Tiago Lopes Cabrial e Danieli Lopes Cabrial Kifer, casada com Andréas Kifer. Tem uma netinha: Suzana Cabrial Kifer.

Fez seu curso superior na Faculdade Evangélica de Teologia (1971-1976); e o Mestrado e Doutorado em Missiologia, pela Christian Open University Ethnic Scotland. Tem diversos cursos nas áreas de administração e de teologia, tais como: AOR/SENAI- Administração por Objetivos e Resultados, 1974; Simplificação do Trabalho /SENAI, 1975; Treinamento Supervisores/SENAI, 1982; Liderança, Evangelização Desenvolvendo Novas Igrejas; Knox Fellowship, 2001; Ética, Justiça, Bioética e Filosofia; STIPIB/RJ, 2003; Gestão Ministerial; Instituto Jetro/Faculdade Teológica Sul-americana-2004.

Durante 18 anos trabalhou em indústrias como técnico industrial exercendo chefia de produção, controle de qualidade e planejamento. Trabalhou em renomadas empresas, multinacionais, tais como: White Martins (americana); General Electric (americana); Siemens (alemã); Telletra (italiana). Durante sete anos (1977 – 1984) exerceu o ministério em tempo parcial. A partir de 1984 ocupou-se exclusivamente do Ministério Pastoral.
Na vida esclesiástica exerceu diversos cargos: Igreja local: Foi diácono, superintendente da ED, Presidente de diversas sociedades e outros cargos e comissões. No Presbitério: Presidente, Vice, Secretário Executivo, outros cargos e comissões. Sínodo: Presidente, Vice, Secretário Executivo, outros cargos e comissões. Supremo Concílio: Diretor Acadêmico do Seminário da IPIB/RJ (2001-2005); e professor das disciplinas: Homilética; H. do Presbiterianismo; Adm. Eclesiástica; Missões no AT; Missões no NT; História da Missão e Antropologia da Missão. Foi diretor da Secretaria de Missões (1990-2003); sendo seu presidente em 2001/2003. Atuou em diversas comissões da AG.

Durante seu ministério, foi pastor efetivo em apenas 2 igrejas. A IPI de D. Caxias, onde ficou 15 anos; igreja que plantou deixando-a com quase 600 membros e 2 congregações. E a 5ª IPI do RJ, por 10 anos; assumindo 92 membros, deixando-a com quase 700, e 4 congregações. Ajudou por algum tempo outras igrejas, mas juntamente com essas duas. Neste período de 25 anos, várias congregações foram organizadas e outras revitalizadas. Ao todo foram mais 20 trabalhos plantados ou revitalizados, dos quais 17 já são igrejas organizadas com templos próprios; e 4 congregações também com templos próprios.

Pastoreou a IPIB de Campo Grande-RJ em 2006/2007, lançando o “Projeto Jubileu” com metas e desafios para os próximos 5 anos, fim dos quais a igreja estará comemorando o seu “Jubileu de Ouro”. Assumiu esta igreja com 104 membros, deixando-a com 174. Atualmente faz parte da equipe pastoral da Catedral Presbiteriana do RJ, como plantador de igreja na congregação do Cristo Redentor, no bairro de Santa Teresa.

Participou de diversos congressos, nacionais e mundiais de Pastores e de Missões: Da IPIB- Diversos; Da SEPAL (3); Da VINDE (2); e mais: Congresso Mundial de Missões AD 2000, 1995/Coréia do Sul: Congresso Mundial de Missões AD 2000, 1997/África do Sul. Participou de diversos comitês de visitação para tratar de parcerias: À Igreja Presbiteriana da Coréia do Sul-1995, visitando diversas igrejas, projetos missionários e sociais; À Igreja Presbiteriana EUA (PCUSA)-1996, visitando diversas igrejas, projetos missionários e sociais em 25 cidades de 5 regiões; À Igreja Presbiteriana de Moçambique-1997 visitando igrejas, Seminário e o Orfanato “Casa das Formigas”; Igreja Presbiteriana da Argentina, 1998, visitando diversas igrejas em 3 cidades: Buenos Aires, Rosário e Córdoba; Aos campos missionários da IPIB em 23 estados do Brasil, e diversas cidades do interior.

Foi preletor em congressos e conferências missionárias em 23 estados e no DF. Em cada estado pregou pelo menos duas vezes, destacando-se o RJ (32), SP (16); PR (9) ES (6). Foi preletor em formaturas: Do CTM de Natal-RN, 2000; Do CTM Florianópolis-SC, 2002.

Autor do livro “MISSIO DEI e o crescimento das Igrejas históricas no Brasil”. Escreveu 7 lições sobre missões e 3 doutrinárias, todas publicadas em revistas da IPIB para Escola Dominical. Autor de diversos artigos publicados em “O Estandarte” jornal oficial da IPIB.

Autor de diversas apostilas de estudos bíblicos e teológicos. Já está pronta a 2ª edição do livro MISSIO DEI, com dados atualizados, e, está em fase final de preparação o 2º livro: “MISSIO DEI e a Missão Integral”.

Catedral Presbiteriana

do Rio de Janeiro

Encontre o que você procura