Leituras Bíblicas

Tenha acesso aos Boletins Dominicais. Você pode fazer download dos boletins para leitura ou impressão. Acompanhe as notícias, datas festivas e outras informações.

Ef 4.1-6

“Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional”. “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. Rm 12.1,2

O apóstolo Paulo está nos falando de transformação pessoal para poder ser um agente transformador. Somente aquele que é lavado e redimido pelo sangue do cordeiro pode ser instrumento nas mãos de Deus para exercer um papel transformador na sociedade em que vivemos. Só aquele que é “regenerado”, nascido de novo, e que já passou pelo processo da “conversão” tem esse poder do Espírito Santo para levar vidas à transformação. A regeneração é um ato do Espírito Santo que transforma o interior da pessoa, fazendo-a uma nova criatura. Desta forma ela não vive mais em si mesmo, nem para si mesmo, mas Cristo passa a viver nela. Se a regeneração é uma mudança interna, de alma e de pensamentos, a conversão, é uma mudança externa, de atitudes, de palavras e de relacionamentos. Os seus atos passam a estar em conformidade com a essência do seu interior, que é Cristo.

Mas, para falar de transformação, nada melhor do que buscar argumentos nos ensinos preciosos de Jesus no “Sermão do Monte”. Neste sermão o Senhor Jesus trata de todos os assuntos que envolvem a questão do caráter e da ética. Ele nos ensina o relacionamento com Deus, com o próximo e conosco mesmo. Todo cristão deveria ler e reler os capítulos 5, 6 e 7 de Mateus, que nos trazem o entendimento perfeito das leis de Deus. Uma vida transformada vive segundo os padrões ensinados pelo mestre amado.

As leituras da semana que passou começam exatamente com “As bem-aventuranças”, que nos fala sobre humildade, mansidão, justiça, misericórdia, coração limpo e paz, e afirma que os que tais coisas praticam são “Felizes”, muito embora estejam sujeitos a perseguições, a calúnias e maus tratos; e afirma que o reconhecimento por tais atitudes acontecerá no céu, com o recebimento dos galardões.

Ser transformado é ser sal da terra! (5.13) Ser transformado é ser luz do mundo! (5.14-16) Ser transformado é não se irar contra o irmão, que é o mesmo que matar! (5.21-26) Ser transformado é não ser adultero, ainda que só nas intenções! (5.27-32) Ser transformado é não ter espírito de vingança! (5.38-42) Ser transformado é amar ao próximo, seja ele amigo ou inimigo! (5.43-48) Ser transformado é dar esmola sem se vangloriar! (6.2-4) É orar com sinceridade, pois Deus conhece o nosso interior e as nossas necessidades! (6.5-18). Seus olhos são bons e deixa todo o seu corpo luminoso (6.22,23). Está pronto a servir, adorar e obedecer somente a Deus (6.24).

Os transformados estão aptos para serem instrumentos poderosos nas mãos de Deus para transformar o mundo que está em crise. A sua luz brilhará com tal intensidade que verão as suas boas obras e glorificarão ao Pai Celestial (5.16). Ele buscará em primeiro lugar o “Reino de Deus”, pois sabe que todas as coisas lhes serão acrescentadas (6.33). Não é um hipócrita. Ele pede e recebe, pois sabe que Deus é bom e quer dar o melhor para seus filhos (7.1-12).

Os transformados levam outros a entrarem pela “Porta estreita”, que é o caminho que conduz para a vida, para a salvação (7.13-14). Ele produz frutos bons e ouvirá do Senhor: “Vinde benditos do meu Pai”. Isso porque a sua casa está edificada sobre a rocha, que é Jesus (7.15-28).

Que Deus te ilumine, meu irmão, para que você seja um verdadeiro transformado para levar à transformação vidas preciosas.

Noticias Relacionadas

Catedral Presbiteriana

do Rio de Janeiro

Encontre o que você procura