Exposição INPAR 100 anos

PELO BEM DOS PEQUENINOS

Exposição alusiva aos 100 anos do INPAR

Mais que uma instituição para crianças órfãs o ORFANATO PRESBITERIANO, atual Instituto Presbiteriano Álvaro Reis de Assistencia à Criança e lao Adolescente – INPAR foi um verdadeiro LAR para muitas crianças e adolescentes que perderam seus pais ou que não tiveram condições de criá-los.

A questão da orfandade no início do século XIX era muito presente em nosso país, devido ao crescimento do número de órfãos[1], vitimas das moléstias que assolavam o território nacional, como a febre amarela.

Dois eventos sensibilizaram o Rev. Álvaro Emygdio Gonçalves dos Reis para a criação de um orfanato presbiteriano. Em  1889, quando pastoreava em Mogi Mirim, uma terrível epidemia de febre amarela ceifou muitas vidas deixando diversas crianças e adolescentes órfãos, dentre elas, quatorze crianças, todos filhos de membros da Igreja Presbiteriana. Sensibilizado com o ocorrido, o Pastor adota sete crianças, filhos do Presbítero Antônio Garcia Ferreira e Rita Isabel Garcia. Já o segundo evento ocorreu em São Paulo, quando passando pelos Campos Elíseos em companhia do Rev. Benedito Ferraz de Campos (1867 – 1916), entrou na Igreja do Coração de Jesus[2] e viu o menino João Marques, filho de José Marques, membro da Igreja Presbiteriana de Mogi Mirim, como aluno daquela instituição. Sensibilizado pela cena, diz:  Ah! Aquêle fato, qual um dorido punhal, atravessou minha alma e, desde então, planejei a criação de um Orfanato Presbiteriano! [3].

Em 1897, assumiu o Pastorado da Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro trazendo consigo as sete crianças órfãs de Mogi Mirim.

Durante a comemoração dos 10 anos da Sociedade de Senhoras (atual Sociedade Auxiliadora Feminina – SAF-Rio) em 1908, D. Chiquita Clarck, então esposa do Presbítero Myron August Clarck – fundador da Associação Cristã de Moços – ACM do Rio de Janeiro apresentou a proposta do Pastor da Igreja, iniciando assim uma campanha para angariar fundos para a criação do Orfanato Presbiteriano.

Assim, em 12 de janeiro de 1910 por proposta do Rev. Álvaro Reis, a Assembléia Geral da Igreja Presbiteriana do Brasil cria o Orfanato Presbiteriano, que a partir de 1956 será chamado de Instituto Presbiteriano Álvaro Reis de Assistência à Criança e ao Adolescente – INPAR.

A presente exposição deseja, através da história dos objetos, fotos e depoimentos, contar um pouco dessa história de fé e de amor, realizada PELO BEM DOS PEQUENINOS.

Prof. Nelson de Paula

Diretor do Museu da Catedral Presbiteriana

A partir de fevereiro de 2011 o Museu da Catedral Presbiteriana terá o seu espaço no site de nossa Igreja. Você poderá ver exposições virtuais, fotos, vídeos e muito mais. Não perca.

Museu da Catedral Presbiteriana.

[1] ASSEMBLÉA GERAL DA EGREJA PRESBYTERIANA NO BRASIL. Actas da Assembléa Geral da Egreja Presbyteriana no Brasil. Typographia do “Puritano”: Rio de Janeiro: 1910, p. 21.

[2] Igreja cuidada pelos Salesianos

[3] Jornal CURUMIM, órgão informativo do Orfanato Presbiteriano. Ano I, setembro de 1959, nº 1.

Ficha Técnica

Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro

Rev. Guilhermino Cunha

Pastor Efetivo

Museu da Catedral Presbiteriana

(Historia Viva do Presbiterianismo – Rev. Amantino Adorno Vassão)

DIRETORIA

Diác. Nelson de Paula

Diretor

Daniela Matera do Monte Lins Gomes

1ª Secretária

Regina Helena dos Santos Timbó

2ª Secretária

Presb. Adibe Vieira dos Santos

Cilene de Oliveira

Daniele França Sampaio Cunha Dias

Grace Elizabeth de Oliveira Cruz

Membros

COLABORADORES NA EXPOSIÇÃO «PELO BEM DOS PEQUENINOS»

Fábio Farias Gomes

Produção de Fotografia e video

Lucas Santos Heler

Projeto Gráfico

ACERVO

- CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO -CENDOC, DA IGREJA PRESBITERIANA DO RIO DE JANEIRO.

- ARQUIVO HISTÓRICO DO INSTITUTO PRESBITERIANO ÁLVARO REIS DE ASSISTENCIA À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE – INPAR.

AGRADECIMENTOS ESPECIAIS

(IRMÃOS E IRMÃS QUE DOARAM/EMPRESTARAM PEÇAS QUE COMPÕEM A EXPOSIÇÃO)

- Alayde Soares de Avilez

- Presb. Antonio Cláudio de Carvalho Monteiro da Silva

- Sociedade Auxiliadora Feminina – SAF-Rio

- Oficina de Costura Maria Reis

- Gilda Simon Leitão

- Regina Helena dos Santos Timbó

- Gerci Maria da Silva

- Cilene Alves de Oliveira

- Carlos Alves de Oliveira

- e tantos outros que de certa forma nos auxiliaram

Catedral Presbiteriana

do Rio de Janeiro

Encontre o que você procura