Museu História Viva

O início

Os museus ocupam no mundo contemporâneo um lugar de notável centralidade. Trata-se de um fenômeno mundial. É possível supor que uma sociedade se revele através dos seus museus. Neste sentido, estas instituições poderiam ser consideradas microcosmos sociais. O conhecimento desses universos, portanto, reveste-se de grande importância científica, social, cultural e econômica.

Comissão de História Viva do Presbiterianismo Preocupada com a preservação da memória da Igreja, o Conselho da Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro designa uma comissão denominada “Comissão de História Viva do Presbiterianismo” composta pelos irmãos Diác. José Carneiro de Oliveira, Museóloga Sigrid de Barros, Prof. Alair Carneiro, Presb. Joaquim Coelho Marques e Prof. Ruth Faria. Esse grupo desejoso de preservar a história de nossa Igreja inicia os trabalhos em 25.02.1981.

Um grande trabalho de pesquisa e de resgate histórico foi iniciado culminando com a abertura da 1ª amostra do acervo   em 10.01.1982. cuja temática girou em torno do mobiliário antigo da Igreja, utensílios de Santa Ceia e batismo que   foram utilizados no passado.

Não tendo um local fixo para a guarda e exposições do acervo o Conselho da Igreja resolve destinar uma Sala no subsolo do Templo para que possa servir de local de guarda do acervo e futuras exposições. Nesse sentido em 13.12.1987. Foi inaugurado o Museu História Viva do Presbiterianismo.

As atividades prosseguiram e o Museu História Viva do Presbiterianismo – Rev. Amantino Adorno Vassão continua as suas atividades para a Glória de Deus.

Atualmente o Museu da Catedral Presbiteriana é dirigido pelos seguintes irmãos:

Diretor - Professor Nelson de Paula

1ª Secretária - Museóloga Daniela Matera do Monte Lins Gomes

2ª Secretária - Museóloga Regina Helena dos Santos Timbó

Bibliotecária Cilene Alves de Oliveira

Presb. Adibe Vieira dos Santos

Daniele França Sampaio Cunha Dias

Fábio Farias Gomes

Grace Elizabeth de Oliveira Cruz

Nos últimos anos o Museu da Catedral Presbiteriana realizou as seguintes exposições:

2008 (maio/junho) – Centenário de Julio de Oliveira (1908 – 2008)

2008 (outubro) – União de Mocidade Presbiteriana: 74 anos

2009 (agosto) – Selos da Reforma Protestante

2009 (setembro) – Ashbel Green Simonton, 150 anos de sua chega ao Brasil

2010 (outubro) – Pelo bem dos pequeninos – Centenário do INPAR

2010 (dezembro) – Dia da Bíblia

(Assista aos vídeos e veja as fotos das exposições)

Para os próximos anos (2011 – 2012) o Museu está preparando a exposição referente ao Sesquicentenário da Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro.

Não fique de fora, faça parte da história afinal ELA PASSA POR AQUI!

Prof. Nelson de Paula

Catedral Presbiteriana

do Rio de Janeiro

Encontre o que você procura